Categoria: Rivista Online - Edizione - Marzo 2016

São Paulo - De 29 de fevereiro a 4 de março, o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa,  recebeu embaixadores e cônsules na Semana da União Europeia. A programação incluiu  temas relacionados às oportunidades, aos desafios da região; à integração dos países e moeda; à imigração; à segurança e à relação comercial com o Brasil. Os painéis foram  ministrados em inglês e portugues  e foram  realizados no Auditório Steffi e Max Perlman, do campus do Insper. 
 A programação foi aberta  com o debate: “União Europeia: Perspectiva Econômica”, que contou com o  representante da Alemanha Marc Rennert  e dos cônsules da  Espanha Ricardo Martinéz Vásquez, Itália  Michele Pala e República Tcheca Pavla Havrlíková.   Os cônsules palestraram  sobre os caminhos para um estreitamento econômico da União Europeia com o Mercosul. A republica de San Marino  presenciou com o observador Mario Antonio Turnaturi.
 Na terça-feira (1º), com a attachée da Dinamarca Stina Nordsborg e com os cônsules da Áustria Stefan Nemetz, Portugal Paulo Lourenço e Irlanda Sharon Lennon , debateram  sobre “Inovação e Tecnologia”. “As tendências da União Europeia” 
Na 4ª feira o embaixador da União Europeia  João Gomes Cravinho apresentou para um auditório completo de estudantes e convidados  um painel sobre  os primórdios da EU e sua progressiva implantação a partir da União do Carvão e do Aço nos ano 1950 até nossos dias.
 No painel de quinta-feira (3), os representantes da Bélgica Charles Delogne, Hungria Gyula Misi, Lituânia Laura Goubuzaité e Grécia Konstantinos Konstantinou debateram  sobre o tema “Imigração e segurança: impacto econômico, político e social”. O consulado da Itália enviou  como observadora  a cônsul Francesca Maria Orsini.
Na 6ª feira o tema foi “O futuro da Zona do Euro em relação à Europa, ao Brasil e ao mundo” com os cônsules dos Países baixos Cor van Honk, Finlândia Jan R. E. Jarne, Alemanha Uwe Heye e de Portugal Paulo Lourenço.
Ampla analise foi abordada em todos os painéis sobre as recentes invasões vindos do sul, problemas de fronteiras e segurança das instituições e identidade europeia.
Uma pequena exposição com publicações, livros, apostilas e demais matérias foi instalado no saguão do Insper, onde os estudantes pouderam se fornecer de material para aprofundamento.
O promotor e moderador  do seminário foi o cônsul do Luxemburgo Jan Eichbaum, a República de Malta enviou como  observador  o diplomata Venceslao Soligo e a Hungria a cônsul comercial Zsuzsanna László, Singapore se fez presente com a diretora do escritório comercial Sufei Lin.