Categoria: Rivista Online - Edizione Settembre 2015


L.G. – DÊ A BOA NOTÍCIA :
- O lançamento do livro “Rio de Cor – Monumentos para Colorir “ programado para lançamento no dia 8 de outubro, no Forte de Copacabana, homenageando o Ano Internacional da Luz.
L.G. – COMO SURGIU A IDÉIA ?
- há muito tempo vinha pensando na possibilidade de realçar a riqueza e a beleza dos monumentos, fiz um ensaio fotográfico, mas não ficou bom, aí conheci uma artista ilustradora talentosa, a Fran Junqueira e tive a idéia de nos unirmos para fazer um livro para colorir pois acreditamos que o Rio de Janeiro é uma das poucas cidades do mundo que pode contar sua história através de seus monumentos .
L.G. – QUAL É A MENSAGEM DA OBRA ?
- convidar o leitor para conhecer mais o Rio, através da sua história, muito rica e plena, podendo participar ativamente, colorindo e também sugerindo cores para os sítios ; sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da iluminação cênica, que atrai muitos visitantes pois realça o nosso passado que é rico e pleno ; divulgar as novas tecnologias do led e oled que podem produzir cores ou multicores todas as noites , embelezando mais a nossa cidade.
L.G. – QUAL É A DIFICULDADE PARA ILUMINAR COM A TECNOLOGIA LED ?
- na verdade não há nenhuma dificuldade técnica , pelo contrário a tecnologia led é simples e tem um bom manejo, permitindo que os monumentos e sítios arquitetônicos assumam novas “personalidades” , se transformem realmente, conforme o número de cores e intensidade utilizadas, pois os recursos lumínicos se tornaram inesgotáveis pelo estudo e desenvolvimento da luminociência nos últimos anos.
L.G – QUANTOS MONUMENTOS HISTÓRICOS EXISTEM E QUE PODEM RECEBER A ILUMINAÇÃO LED ?
- aqui no Rio temos em torno de 1.200 . O mais importante de todos é o Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro e Patrimônio da Humanidade, que já recebe iluminação Led, mudando constantemente de cor, em datas importantes e campanhas sociais.
L.G. – HÁ UM MONUMENTO EM ESPECIAL QUE VOCÊ QUEIRA ILUMINAR ?
- o piloto navegador italiano Carlo Del Prete (1897-1928) que foi selecionado pela beleza e representatividade da obra , podendo ser iluminado com alta tecnologia do led. Registre-se que Del Prete e Arturo Ferrarin saíram de Roma, em 1928, num voo direto para o Rio, no Hidroavião Savoia-Marchetti S.64, mas devido ao mau tempo, aterrissaram na cidade de Touros – RN, batendo 2 recordes mundiais; foram 49hs,19min de vôo ininterrupto, com 7.173Km em linha direta sobre o Oceano Atlântico.
Estando o monumento exibido onde anteriormente era a Embaixada Geral da Itália, hoje Praça Del Prete, encontra-se o mesmo com pouca visibilidade, o que é inaceitável. Por isso, aproveito para sugerir aos funcionários do Consulado Geral da Itália e autoridades em geral que, certamente, são leitores de La Gazzeta a transferência daquela obra para um outro local de maior visibilidade e visitação turística , ainda antes das Olimpíadas de 2016, por se tratar de arte inigualável , objetiva e subjetivamente falando , estando convicta de que não faltarão recursos para iluminar aquele sítio.
L.G. – VOCÊ PENSA EM SE APOSENTAR NO FUTURO OU AINDA TEM MISSÕES A CUMPRIR ?
- apesar de ter direitos adquiridos não pretendo me aposentar, nem penso nisso. Encontro-me numa fase produtiva e de transformação ; pretendo trabalhar muito no desenvolvimento de projetos para o Rio e Brasil; sou apaixonada pelo meu trabalho de engenheira das luzes , que dedico ao Rio há décadas. Estou realizada pois cidadãos natos, adotados , visitantes e apaixonados compreendem o valor histórico dos monumentos da cidade que podem com, o advento da tecnologia led e oled, se vestirem coloridos.
L.G. – VOCÊ PODE NOS CONTAR ALGUMAS ?
- penso em fazer outros livros do gênero, destacando a cultura arquitetônica do Rio que é riquíssima pois que multifacetada. Como se sabe, o Rio foi sede de dois impérios, de Portugal e do Brasil que deixaram marcas e traços indeléveis que devem ser resgatados para as novas gerações e visitantes.
- no segmento da tecnologia , na qualidade de cidadã já estou utilizando os canais com o legislativo federal, para obter a obrigatoriedade legal de utilização do gás argônio nas luminárias led, para que a luminária tenha uma vida útil de mais de 20 anos, com garantia agregada do fabricante dos atuais 5 para 15 anos, resultando numa economia de escala significativa para as prefeituras, considerando que nos próximos anos o Rio de Janeiro vai substituir 400 mil luminárias, dentro das metas de economia de energia preconizada pela matriz energética brasileira.
L.G. – NO SEGMENTO LUZ, A QUEM VOCÊ ATRIBUI MAIOR REALIZAÇÃO ?
- no plano espiritual-religioso, a Deus (em Gênesis 1:1-5) que criou a luz no mundo para combater as trevas; no científico, a Nikola Tesla (1856-1943) que inventou quase tudo na iluminação que conhecemos, sendo um exemplo de cientista para a humanidade, que muito realizou e morreu pobre.
- Quando visitei Yagodina, na Sérvia em 2010, fui ao museu de cera, onde Tesla está exposto como o maior herói inventor daquele país, havendo controvérsias, pois seu nascimento ocorreu onde hoje é território da Croácia.
L.G. – VOCÊ TEM UM SONHO ?
- ver o Brasil resolver rapidamente as atuais adversidades e partir para ser um líder mundial, através das conquistas na área científica e tecnológica , principalmente no domínio da produção de energia solar ( fotovoltaica) já que é o segundo maior produtor do mundo de silício , só perdendo para China. Temos sol em abundância e somos o País que mais pode produzir energia solar no mundo por Km2. A energia solar é limpa e renovável e poderá se tornar a principal na composição da matriz energética brasileira. A Alemanha está fechando 27 usinas nucleares até 2050 e o primeiro mundo está investindo em ciência e tecnologia para reduzir a produção e consumo dos combustíveis fósseis e minerais. O Brasil deve estar alerta ! Sem ciência e tecnologia corremos o risco de retornarmos à condição tribal.
L.G. – DÊ UMA RECEITA DE BEM VIVER : praticar lazer 30 minutos diariamente e aos fins-de-semana, tempo integral rs,rs,rs,rs.
INDICE
Edizioni 2016
-
Rivista Online - Edizione - Gennaio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Febbraio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Marzo 2016
-
Rivista Online - Edizione - Aprile 2016
-
Rivista Online - Edizione - Maggio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Giugno 2016
-
Rivista Online - Edizione - Luglio 2016
-
Rivista Online - Edizione - Agosto 2016
-
Rivista Online - Edizione Settembre 2016
-
Rivista Onlline - Edizione Ottobre 2016
-
Rivista Online - Edizione - Novembre 2016
-
Rivista Online - Edizione - Dicembre 2016
Edizione 41
Edizione 40
Edizione 39
Edizione 38
Edizione 37
Edizione 36
Edizione 35
Edizione 34
Edizione 33
Edizione 32
Edizione 31
Edizione 30
Edizione 29
Edizione 28
Edizione 27
Edizione 26
Edizione 25
Edizione 24
Edizione 23
Edizione 22