Categoria: Rivista Online - Edizione - Aprile 2015

 

 ACONBRAS– Sociedade Consular Honorária no Brasil elegeu seu novo diretório para  os próximos três anos.

Os cônsules honorários, conforme lista abaixo, estão presentes nas circunscrições consulares em São Paulo e no país. Sua função é substituir o Cônsul Geral o/ou outros funcionários na sua ausência e, em especial, a chancelaria consular, localmente.

Eles representam seus respectivos paises em questões protocolares, apóiam as ações realizadas especificamente pelo Consulado Geral  em favor da promoção dos respectivos países em todos os aspectos e na cooperação con o estado do Brasil, atendem aqueles que desejam obter informações, gerais ou não, e o serviço público.

No âmbito consular, eles também estão em condições de recolher, em especial de cidadãos que residem distantes das sedes consulares, os pedidos de vistos formulados por brasileiros, as solicitações de documentos oficiais formuladas  (passaportes, atestados) que eles transmitem ao Consulado Geral, evitando grandes deslocamentos até as capitais dos Estados.

Prestam  serviços aos cidadãos dos seus paises, como assitência juridica, medica, interscambios univesitários e outros.

Eles também podem fornecer, localmente, um número – limitado – de documentos oficiais: atestados de vida e de residência, autenticação de cópias e fotocópias de documentos.

Promovem ações cultuais, exposições, lançamentos de livros, feiras de negócios,  recebem missões comerciais de seus paises.

Representam seus países junto as instituições brasileiras, como  prefeituras, estados, a federação e junto a entidades de classe, como FIESP, CNI etc.

Prestam serviços instimáveis aos países que representam,  pois ficam no cargo durante muitos anos,  as vezes decadas, contrariamente daqueles de carreira que ficam no maximo  por um periodo de quatro anos.

A diretoria ficou assim composta:

 

Presidente: LUIS FERNANDO DEL VALLE- Cônsul  do Chile

 

Vice-Presidente Sênior: GUILHERME DE KARAM CURI - Cônsul  do Gabão

 

Vice-Presidente: FIORELLA BAGGIO - Cônsul Geral no Brasil da República de Malta 

      

Vice-Presidente: ANTONIO MUNHOZ BONILHA F. – Cônsul  da Nicarágua

 

Vice-Presidente: THOMAS AUGUSTO AMARAL NEVES - Cônsul  da Albânia

 

1º Secretário: VENCESLAO SOLIGO– Consulado Geral de Malta

 

Secretário Geral: VICTOR NACIM ABBUD - Cônsul  da Costa Rica 

 

Tesoureiro : RICARDO CATEB CURY - Cônsul  de Myanmar

 

Conselheiro: MARIA HELENA FONSECA de SOUSA ROLIM 

 

 

 

Edizioni 2015