Categoria: Rivista Online - Edizione - Maggio 2015


 

Nos primórdios dos tempos, era paleolítica posterior, a luz conhecida pelo “homo erectos” advinha das estrelas e planetas no Céu. A luminosidade do  fogo produzido na terra, até o seu domínio  pelos humanos  era a  natural  pela ação de raios, incendiando  arvores;  vulcões  e  jazidas petrolíferas rasas.

A curiosidade dos primatas acerca desse fato natural, caracterizado pelo movimento e brilho nos céus, principalmente do sol, e da lua, deu início ao estudo empírico da luz que nunca mais parou, estando a humanidade  neste III Milênio se defrontando com teses , pesquisas, conquistas  científicas   avançadas, com progressos  e descobertas sucessivas   inimagináveis e,  acreditem  caros leitores e leitoras,  estamos   apenas  começando a  “era da luz”.
   
A luz como pressuposto da vida, pois indutora da fotossíntese, dentre outras,  também é responsável pela eliminação de distâncias de uma forma nunca possível na história, com o advento da Internet , permitindo mídias sociais, telefonemas de baixo custo, vídeo conferências. São dados de luz  ultracurtos   pulsando e propagando em fibras óticas da espessura de um fio de cabelo, conectando o mundo inteiro “just in time“.

O Século XXI dependerá da  Fotônica, que é a ciência e a  tecnologia que geram, detectam e controlam fótons ou partículas de luz. A Fotônica serve de base para smartfones e laptops, internet, aparelhos médicos em geral, ópticos * e oftalmológicos em especial, tecnologias de iluminação e  de quase tudo no mundo atual.  A  maior produção de fótons advém da luz do sol que atinge o Planeta Terra, forçando cientistas e Governos do mundo inteiro se conscientizarem da necessidade do domínio das energias limpas como recursos inesgotáveis para aumentar a sustentabilidade no meio-ambiente , redução drástica da poluição do ar  para saúde global e diminuição dos desastres naturais.

As empresas na área da fotônica e tecnologias de iluminação (led) e automacão ( smart grid) estão em plena evolução científica e tecnológica, com impacto na economia mundial,   em consonância com os desafios da sociedade moderna, tais como geração de energia   e eficiência energética ;  envelhecimento saudável da população ; clima e segurança.  O reflexo  econômico-financeiro com as conquistas da fotônica no mundo é de aproximadamente E$300 bilhões de Euros , projetado para E$600 bilhões em 2020.

Entre 2005 e 2011, o crescimento da indústria fotônica foi duas vezes maior que o PIB mundial.

A iluminação que conhecemos no dia-a-dia em residências, casas e prédios em condomínios,  escolas, comércio, indústria, prédios públicos, monumentos históricos  logradouros  ou ruas , praças, túneis, e demais usos do cotidiano do cidadão, representa 20% do consumo mundial de eletricidade, com tendência a aumentar nas próximas décadas, sem prejuízos ao meio ambiente, face a equação da fotônica ,  de que poderemos ter  mais por muito  menos.

O Século XX se notabilizou pelas conquistas da Eletrônica; o Século XXI será da Fotônica.

 ROMA SE REVESTE DE LUZ  NO ENCONTRO DOS LIGHTING  DESIGNERS

A escolha da cidade de Roma para sediar a Convenção de Profissionais de Lighting Designers  -  PLDC – 2015 – foi magnífica pois que a “cidade eterna” é um centro cultural mundial  em todas as artes, , berço da civilização Ocidental , com destaque na história e  arquitetura que atravessa  milênios ,  na iluminação de monumentos históricos e sítios da antiguidade, o que proporcionará aos “desenhadores da luz” viajar no tempo e dar asas a imaginação para novos  e inéditos projetos,   garantindo sucesso  no futuro da “profissão das profissões” que cada vez mais se impõe como arte  do Século XXI..

De 28 a 30 de outubro, estarão abertas as portas do PLDC para lighting designers, arquitetos, universidades, pesquisadores fabricantes e clientes para receber informações na área da luminociência e luminotécnica de alta qualidade, com oportunidades reais de networking internacioanal.

As principais empresas da Itália - IGUZZINI; LINEA LIGHT;  REGGIANNI  ; TARGETTI,  dentre outras 70 participantes não menos importantes, farão uma festa inesquecível com muito brilho, ciência e tecnologia, alimentação primorosa e bebida farta, marca registrada dos encontros realizados anteriormente pelos os organizadores e responsáveis do maior evento mundial de desenhadores da luz – PLDC.

É oferecido aos participantes o Gala Dinner, um jantar  realmente  de pompa  e glamour  para  confraternização , imperdível ;  são oferecidos prêmios aos concorrentes   que se destacam com trabalhos inéditos,   sendo um momento de  oportunidades  para  bons e auspiciosos  negócios.

Vale a recomendação de  visitar a Cidade-Estado  do Vaticano, dentro de Roma;  se possível a  iluminação noturna da fachada da Igreja de São Pedro Apóstolo , estruturada  por  lighting designers da Empresa Pública  Acea S.P.A.,  responsável pela iluminação das duas cidades recomendadas.


PEDRO PAULO MARQUES CAJATY
Jornalista Correspondente

 

Notas do autor:

 Idade de Ouro Islâmica – 1.000 anos da óptica árabe.
O ano 2015 marca o milésimo aniversário de surgimento de KITAB al-MANAZIR, o notável tratado de sete volumes sobre óptica,  escrito pelo grande cientista árabe considerado o pai da óptica moderna, da oftalmologia, da física experimental e da metodologia científica  IBN al-HAYTHAN.

foto:wikipedia-torange-it.com

 

 

Edizioni 2015