Categoria: Rivista Online - Edizione - Dicembre 2015

              A Família Ritter realizou mais uma convenção de profissionais de forma primorosa, quer em relação aos palestrantes convidados, às empresas parceiras, expositoras e patrocinadoras, com stands adaptados e especialmente construídos, dispostos estrategicamente nas confortáveis instalações do Ergife Palace Hotel, cinco estrelas, quer pela gestão e administração do encontro, proporcionando a todos conforto, facilidades  e  a oportunidade de se aprender e conhecer  novos conceitos, técnicas e equipamentos, interagindo-se  com sinergia num clima de festa e reencontro de amigos.    

               A magnífica cidade de Roma estava resplandecente, dias ensolarados, noites de lua nos céus, tempo ameno, contribuindo com as atividades externas e passeios programados pelas empresas parceiras à  Capela Sistina, no Vaticano, Coliseu, Casa de Banhos do Imperador Deocleciano, a Casa de Augusto, o Templo de Apollo, a Casa de Lívia, Forum Imperial, dentre inúmeros outros sítios, cientificamente iluminados, dando luz, brilho emoção e impacto nos olhares iluminados de todos os visitantes.

            Todos os palestrantes convidados, em mais de setenta palestras proferidas demonstraram conhecimento profundo dos temas, pois que profissionais e mestres de alto gabarito, os quais podemos destacar: Michael Rohde, Paul Traynor, Tapio Rosenius, Roope Siiroinen, Roger Narboni, Francesco Iannone, Serena Tellini, Werner Osterhaus, Malcolm Innes, Jens Geelhaar, Ignacio Valero, Isabel Dominguez, Rodrigo Muro, Richard Taylor, Diederik de Stoppelaar, Henryk Clausen, Roger Sexton Joachim Ritter e Alison Ritter.

               Daí reitera-se o consenso entre centenas de “lighting designers”  de todo o planeta,  da necessidade de se criar cursos de formação específica  nas universidades, com estágios de qualificação, preparando o profissional para exercer essa nova e desafiadora atividade de alto nível.

           O Brasil, com a quantidade e a qualidade de cursos de engenharia e arquitetura é um mercado promissor para especializações na atividade, tendo um mercado interno que demanda essa prestação de serviço, quer no setor público e no privado.

              A exposição dos produtos nos stands montados por setenta grandes empresas fabricantes, expositoras ora parceiras no evento, deram toda ênfase ao LED que, definitivamente, está consolidado na iluminação tal sua versatilidade e alto desempenho na arte de iluminar.

              Nesse extraordinário cenário específico do Led, as empresas européias ocupam o topo, liderando em todos setores; fabricantes alemãs, holandesas, belgas e italianas se afiguram as mais importantes e atuantes no certame.

              Das anfitriãs italianas no evento, destaca-se  Línea Group, importante  do setor, dirigida pelo jovem executivo Milos Marcor , que permaneceu por todo o tempo  a frente do belo stand,  sobriamente  decorado, atendendo ao público diversificado, proporcionando a visitação aos sítios milenares que iluminam respectivamente, fornecendo todo o suporte na mobilidade e informações técnicas ao visitante que pode constatar “in loco“ a qualidade e eficiência dos equipamentos. 

               Destacamos também outras importantes:   Iguzzini, Reggiani, Neri, Erco, Osram, Schréder, Xicato, Arcluce, Philips, Ilmas, .Hess, Thorn, We-ef, Meyer e  Hoffmeister.

             O Professional Lighting  Design Convention , PLDC – 2015,  ofereceu  nesses quatro dias de intensa atividade, uma experiência inédita aos visitantes: viajar do presente, ao passado e ao futuro, simultaneamente.

              Parabéns a todos os atores desse cenário iluminado e festivo, na Roma eternamente inesquecível !

 

 

·       Nota do Autor – QUASAR – quase-stellar radio source – objeto astronômico distante e poderosamente energético com um núcleo galáctico ativo, do tamanho ou maior que uma estrela; um único quasar emite até mil vezes mais luz que uma galáxia inteira.

 

·       EILD – Encontro Ibero-Americano de Lighting Design – de 21 a 24 de setembro de 2016 – Centro de Artes da UFOP – Ouro Preto – MG. Brasil.

 

     

      

 

Edizioni 2015