Categoria: Rivista Online - Edizione Settembre 2015

L.G. – DÊ  A BOA NOTÍCIA :

-  O lançamento do livro “Rio de Cor – Monumentos para Colorir “ programado para lançamento no dia 8 de outubro, no Forte de Copacabana, homenageando o Ano Internacional da Luz.

L.G. – COMO SURGIU A IDÉIA ?

- há muito tempo vinha pensando na possibilidade de realçar a riqueza e a beleza dos monumentos, fiz um ensaio fotográfico, mas não ficou bom, aí conheci uma artista ilustradora talentosa, a Fran Junqueira e tive a idéia de nos unirmos para fazer  um livro para colorir pois acreditamos que   o Rio de Janeiro é uma das poucas cidades do mundo que pode contar sua história através de seus monumentos .

L.G. – QUAL É A MENSAGEM DA OBRA ?

- convidar o leitor para conhecer mais o Rio, através da sua  história, muito rica e plena,  podendo participar ativamente, colorindo e também sugerindo cores para os sítios ;  sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da iluminação cênica, que atrai muitos visitantes  pois  realça o nosso  passado que é rico e pleno ;  divulgar as novas tecnologias do led e  oled  que podem produzir  cores ou multicores  todas as noites , embelezando mais a nossa cidade.

L.G. – QUAL É A DIFICULDADE PARA ILUMINAR COM A TECNOLOGIA LED ?

- na verdade não há nenhuma dificuldade técnica , pelo contrário a tecnologia led é simples e tem um bom manejo, permitindo que os monumentos e sítios arquitetônicos assumam novas   “personalidades” , se transformem realmente,  conforme o número de cores e intensidade utilizadas, pois os recursos lumínicos se tornaram inesgotáveis pelo estudo e desenvolvimento da luminociência nos últimos anos.

L.G – QUANTOS MONUMENTOS HISTÓRICOS EXISTEM E QUE PODEM  RECEBER A ILUMINAÇÃO LED ?

- aqui no Rio temos em torno de 1.200 . O mais importante de todos é o Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro e Patrimônio da Humanidade,  que já recebe iluminação Led, mudando constantemente de cor, em datas importantes e campanhas sociais.

L.G. – HÁ UM MONUMENTO EM ESPECIAL QUE VOCÊ QUEIRA ILUMINAR ?

-  o piloto navegador italiano Carlo Del Prete (1897-1928) que foi selecionado pela beleza e representatividade  da obra , podendo  ser   iluminado com alta tecnologia do led.  Registre-se que  Del Prete e Arturo Ferrarin saíram de Roma, em 1928, num voo direto para o Rio, no Hidroavião Savoia-Marchetti S.64, mas devido ao mau tempo, aterrissaram na cidade de Touros – RN, batendo 2 recordes mundiais; foram 49hs,19min de vôo ininterrupto, com 7.173Km em linha direta  sobre o Oceano Atlântico.

   Estando o monumento  exibido  onde anteriormente era a Embaixada Geral da Itália, hoje  Praça Del Prete, encontra-se o mesmo com pouca visibilidade, o que é inaceitável.  Por isso,  aproveito para sugerir aos funcionários do Consulado Geral da Itália e autoridades em geral que,  certamente,  são leitores de La Gazzeta  a  transferência daquela obra  para um outro  local de maior visibilidade e visitação turística , ainda antes das Olimpíadas de 2016, por se tratar  de arte  inigualável , objetiva e subjetivamente falando ,  estando convicta  de  que não faltarão recursos para  iluminar aquele sítio.

L.G. – VOCÊ PENSA EM SE APOSENTAR NO FUTURO OU AINDA TEM MISSÕES A CUMPRIR ?

- apesar de ter direitos adquiridos não pretendo  me aposentar, nem penso nisso. Encontro-me numa fase produtiva e de transformação ; pretendo trabalhar muito no desenvolvimento de projetos para o Rio e Brasil; sou apaixonada pelo meu trabalho de engenheira das luzes , que dedico ao Rio há décadas. Estou realizada pois cidadãos natos, adotados , visitantes e apaixonados compreendem o valor histórico dos monumentos da cidade que podem com, o advento da tecnologia led e oled, se vestirem coloridos.

L.G. – VOCÊ PODE NOS CONTAR ALGUMAS ?

- penso em fazer outros livros do gênero, destacando a cultura arquitetônica do Rio que é riquíssima pois que multifacetada. Como se sabe, o Rio foi sede de dois impérios, de Portugal e do Brasil que deixaram marcas e traços indeléveis que devem ser resgatados para as novas gerações e visitantes.

- no segmento da tecnologia , na qualidade de cidadã já estou utilizando os canais com o legislativo federal, para obter a obrigatoriedade legal de utilização do gás argônio nas luminárias led, para que a luminária tenha uma vida útil de mais de 20 anos, com garantia agregada do fabricante dos atuais 5  para 15 anos, resultando numa economia de escala significativa para as prefeituras, considerando que nos próximos anos o Rio de Janeiro vai substituir 400 mil luminárias, dentro das metas de economia de energia preconizada pela matriz energética brasileira.

L.G. – NO SEGMENTO LUZ, A QUEM VOCÊ ATRIBUI  MAIOR  REALIZAÇÃO ?

  - no plano espiritual-religioso, a Deus (em Gênesis 1:1-5) que criou a luz no mundo para combater as trevas; no científico, a Nikola Tesla (1856-1943) que inventou quase tudo na iluminação que conhecemos, sendo um exemplo de cientista para a humanidade, que muito realizou e morreu pobre.

  - Quando visitei Yagodina, na Sérvia em 2010, fui ao museu de cera, onde Tesla está exposto como o maior herói inventor daquele país, havendo controvérsias, pois seu nascimento ocorreu onde hoje é território da Croácia.

L.G. – VOCÊ TEM UM  SONHO ?

 - ver o Brasil resolver rapidamente as atuais adversidades e partir para ser um líder mundial, através das conquistas na  área científica e tecnológica , principalmente no domínio da produção de energia solar ( fotovoltaica)  já que é o segundo maior produtor  do mundo de silício ,   só perdendo para China. Temos sol em abundância e somos o País que mais pode produzir energia solar no mundo por Km2.     A energia solar é limpa e renovável e poderá se tornar a principal na composição da matriz energética brasileira. A Alemanha está fechando 27 usinas nucleares até 2050 e o primeiro mundo está investindo em ciência e tecnologia para reduzir a produção e consumo dos combustíveis fósseis e minerais. O Brasil deve estar alerta !  Sem ciência e tecnologia corremos o risco de retornarmos à condição tribal.

L.G. – DÊ UMA RECEITA DE BEM VIVER :  praticar lazer 30 minutos diariamente e aos fins-de-semana, tempo integral rs,rs,rs,rs.

 

 

Edizioni 2015